Margarina ou Manteiga – Qual escolher?

 

 

Essa é uma dúvida antiga, mas sempre frequente na cabeça dos consumidores. E para entendermos melhor a diferença entre essas duas fontes de gordura, procurei o rótulo com os ingredientes de uma margarina e uma manteiga, vendidas no Brasil, apenas para exemplificar. Observe a tabela abaixo:

PRODUTO INGREDIENTES
MARGARINA X Água, Óleos Vegetais Líquidos e Interesterificados, Leite Desnatado Reconstituído, Emulsificante Lecitina de Soja, Estabilizante Mono e Diglicerídeos de Ácidos Graxos, Conservadores Benzoato de Sódio e Sorbato de Potássio, Acidulante Ácido Cítrico, Aroma Idêntico ao Natural de Manteiga, Antioxidante EDTA Cálcio Dissódico e Corantes Naturais Urucum e Cúrcuma.
MANTEIGA Y Creme de Leite Pasteurizado, Fermento Láctico e Cloreto de Sódio.

 

A margarina é o resultado de um processo de industrialização, no qual os óleos vegetais tornam-se sólidos e estáveis, garantindo a esse produto longos prazos de validade. Nesse processo, chamado de hidrogenação, as moléculas de gordura são transformadas em gorduras trans e saturadas através do calor. Além disso, são adicionados dezenas de aditivos, estabilizantes, corantes e aromas para proporcionar cremosidade e sabor ao produto.

Como podemos observar na tabela, as margarinas presentes nos supermercados, possuem mais de 18 ingredientes, sendo estes, desconhecidos de boa parte dos consumidores.

Já a manteiga é um produto de origem animal, mais antigo, derivada do leite e rico em gordura saturada. Seu processo de fabricação é mais simples e possui menor prazo de validade.

A falsa impressão de a margarina ser mais saudável surgiu em meados do século passado, onde profissionais de saúde da época recomendavam menor consumo de gordura saturada a fim de evitar doenças coronarianas. Por ser de origem vegetal e possuir um preço mais baixo, a margarina foi substituindo a manteiga.

Porém, os conceitos foram mudando nos últimos anos, como tudo na área da saúde, e sabe-se que o consumo elevado de gordura trans (margarina) é ainda mais maléfico e aumenta o risco de doença cardiovascular, diabetes, câncer e alterações do perfil lipídico do indivíduo.

Portanto, a dica é equilíbrio! Evitar o consumo de margarinas e, quando não possível escolher outra fonte de gordura, consumo reduzido de manteiga. Preferir gorduras como o azeite de oliva (receita de manteiga de azeite com ervas logo abaixo), óleo de coco, abacate e oleaginosas, a manteiga ghee também é uma opção. Vale ressaltar que, quanto mais natural o produto e menos ingredientes possuir melhor.

Na dúvida procure sempre um profissional nutricionista para auxiliar na harmonização da sua dieta!

Manteiga de Azeite com Ervas

Ingredientes:

  • 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem;
  • Ervas a gosto (manjericão, orégano, alecrim, sálvia, louro, etc)
  • Pimentas em grão moídas;
  • Alho triturado (opcional).

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes ou bata tudo no liquidificador. Despeje em forminhas de gelo. Mantenha em geladeira por cerca de quatro horas, ou até endurecer, antes de consumir. Conserve em geladeira.

 

 

Por: Kaline Schröder (CRN6 8246)
Especialista em Nutrição Clínica

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