Dica da Nutri: Ômega 3

Como vocês já sabem, existem gorduras essenciais para um bom funcionamento do nosso corpo, são as chamadas gorduras boas e hoje vamos falar um pouco do ômega 3!

O ômega 3 é uma gordura polinsaturada, que desempenha um papel fundamental na redução da infecções. Além de reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e artrite. Por ser concentrado no cérebro, é importante para a memória, desempenho cerebral e funções comportamentais. Na verdade, as crianças que não recebem o ômega 3 suficientemente de suas mães durante a gravidez, estão com risco de desenvolver problemas nervosos e de visão. Os sintomas da deficiência de Ômega 3 incluem a má memória, fadiga, pele seca, problemas de coração, alterações de humor, depressão e má circulação.

 

Vamos conhecer agora as principais fontes de ômega 3: peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha e arenque. Sementes de linhaça e chia, nozes.

 

Como o consumo destes alimentos deve ser feito diariamente para atingir as quantidades recomendada para os seus benefícios, muitas vezes a suplementação em cápsulas pode ser uma forma mais fácil de conseguirmos. Mas, alguns cuidados devem ser tomados:

 

Como escolher uma boa fonte de ômega 3?

  • Pesquise sempre a idoneidade da fonte, opte por indústrias que sejam referência na integridade do método de extração de produtos naturais, 100% a frio, que se preocupem em preservar a legitimidade e eficácia do bioativos dos produtos.

 

  • O óleo de linhaça deve ser extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional, pois é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural.

 

  • Para ser uma boa matéria-prima para a fabricação de óleo de peixerico em Ômega 3, é necessário que o peixe seja de origem marinha, de águas frias e profundas. Várias espécies de peixes podem ser utilizadas, entre elas o salmão, arenque, atum e sardinha.

 

  • E o mais importante, certifique que o suplemento apresenta certificação de isenção de mercúrio e demais metais pesados que são um risco para nossa saúde!!

 

Para maiores dúvidas e esclarecimentos do uso, importância e suplementação do ômega 3, procure seu médico ou nutricionista e nunca faça uso de suplementos por conta própria!!

 

 

Por: Marcella Campos – Nutricionista Clínica (CRN 6 7387). @Marcellacamposnutri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *