Decor: Quartos Infantis

 

Em pleno mês do dia das Crianças tem como o tema ser diferente?! Tem não srº!!!!

Os Projetos de Interiores, seja para qual ambiente for, tem haver diretamente com o estilo de vida de cada família, os costumes, a forma preferida para organizar os locais, os hábitos em geral. Em especial nos Quartos Infantis o projeto deve atender as necessidades da criança de acordo com sua faixa etária, induzir o desenvolvimento psíquico, motor e sensorial e transformar em um cantinho Funcional, Acolhedor e Feliz. Apesar dos pais definirem o que precisam e quer para o Quarto do seu filho, a criança pode participar do estudo do projeto falando dos seus gostos, tipos de desenhos infantis, cores, leituras, brincadeiras… Toda informação é válida, afinal aquele é seu espaço.

 

Selecionei 04 Quartos Infantis cheios de charme e hoje vou ressaltar detalhes bem legais para te inspirar a usar algo que mais identifique os costumes do seu filho/a ou algo que queira agregar para incentivar no desenvolvimento infantil.

 

QUARTO MENINA 01

Charmosinho demais não é?! As ‘casinhas’ estão com tudo e nesse quartinho o jardim ficou nos bordados de crochê na grade de madeira da cama, as nuvens são luminárias e a identificação da moradora do quartinho com corda colorida ficou um encanto! O nicho para os livros é um ótimo incentivo para aquela leitura.

 

O papel de parede com fundo em rosa claro e detalhes em tom mais forte ficou lindo e está na parede certa, fazendo a união com as paredes opostas. Abaixo da janela tem 03 suportes fofos para tiaras, uma forma prática. O cesto em crochê compõe perfeitamente com os demais detalhes de tecido.

 

Veja que a madeira de uma tonalidade natural quebrou um pouco o colorido a ponto de ter alegria no ambiente e ainda assim não ficar enjoativo. Os detalhes em amarelo e verde tira também a monotonia do rosa.

Os gaveteiros abaixo da cama é um grande auxilio de espaço para organizar roupas ou brinquedos e fica de fácil acesso a criança. A penteadeira incentiva à organização dos objetos pessoais da menina e ainda é seu cantinho de autoconhecimento. As caixas de madeira são ótimas para carregar os brinquedos para qualquer lugar da casa.

As bandeirolas estão sendo bastante utilizadas e trás aquele ar de casinha. Você pode utilizar as bandeirolas e colocar o nome do seu filho, em cada bandeirinha uma letra. Vai dá um toque despojado e bem legal!

 

QUARTO MENINA 02

Quem disse que quarto de menina precisa ser todo rosa?!

Crianças são crianças e precisam de cores, mas não necessariamente cores taxativas e sim a que ela se identifica mais. Nesse daqui a madeira clara se sobressaiu completamente e trouxe a sensação de aconchego e leveza. E mesmo tendo rosa (que é uma cor fofíssima), o lilás puxado para o tom do azul realçou nesse lindo quartinho!

O fato de não existir puxador nos móveis também deixa o ambiente com a sensação mais leve. Existem sistemas com toque que permite a abertura dos armários.

 

 

Enquanto o outro quartinho tem uma casinha, esse tem uma cabaninha. Olha a cortina no lado esquerdo. Tem um trilho para abrir e fechar. Muito legal!! E do lado direito lá estão os livros novamente, e perto da cama!

 

 

A mesa posicionada próxima à janela é estratégica. A iluminação natural é estimulante e ajuda na visualização mais clara dos livros, não sendo necessário forçar visão.

Os cestos são sempre uma boa escolha, o vai e vem de brinquedos tem a forma mais pratica de não ficar espalhado.

 

 

Espaço livre, se possível deixe assim, criança gosta e precisa se espalhar um pouco, e no canto deles melhor ainda.

 

QUARTO MENINO 01

De cara o colorido se destaca. A utilização das cores contribui para o desenvolvimento da criança, principalmente por meio do aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, fala, entre outras funções. Em evidencia aqui o Amarelo, Azul e Vermelho, que são cores primárias e vibrantes, prendem a atenção da criança. E usada no quarto vai despertar o interesse da criança em ficar naquele local por ser atrativo.

 

 

Paredes riscadas nunca mais!!! Rolo de papel, lápis de cor e uma mesinha confortável para rabiscar a qualquer hora. O varal é perfeito para expor os desenhos feitos, fotos, o local para as artes.

As caixas organizadoras com cores diferentes é uma ótima opção para setorizar os brinquedos, podendo ser uma caixa para cada tipo.

Não poderia deixar de citar o instrumento musical do lado esquerdo, estimulante demais!

 

 

E esse mapa super divertido?! Massa demais! Tenho certeza que de localização a criança não vai deixar de saber nunca. O que mais gostei aí foi além do mapa em si estar colorido, as figuras que fazem parte, deu um toque a mais.

As prateleiras e nicho para livros hoje é um item que praticamente não pode faltar. As luminárias de parede foram uma investida para ajudar a leitura à noite.

 

 

QUARTO MENINO 02

Praticamente uma cor em cada parede e tudo bem equilibrado. Cada parede tem um porquê. De acordo com a minha leitura do espaço, o efeito concreto tanto trás um ar mais moderno quanto neutraliza as demais, a parede com madeira trás a sensação do aconchego, a parede azul trás a cor impactante, a parede com triângulos trás o ar divertido e a estante em laranja tanto dá o toque alegre como de acordo com o estudo de cores é uma cor complementar ao azul, que contrasta mas tem harmonia entre si.

O ganchos na parede azul foi uma ótima escolha para a mochila tem local certo e ainda com a personalização dos heróis.

 

 

Olha os livros próximo a cama e de fácil acesso aí novamente! A leitura é primordial para a criança.

As bolas de futebol tanto ficam decorativas quanto organizadas, na parede é interessante para não ocupar espaço.

 

 

Importantíssimo lembrar de espaços mais altos para brinquedos!

Os cestos com identificação é sinônimo de não ter desculpa de onde colocar os objetos.

Espero que essa leitura visual possa ter te estimulado a fazer leituras dos ambientes e entender que dentro de um projeto de interiores cada coisa tem um porquê. E mesmo eu não ter citado tantos outros detalhes que contemplam esses projetos (http://natocadesign.com.br/) você possa ter se apaixonado por algo!

 

 

 

Por – Nathalia Nunes, Designer de Interiores e Especialista em Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *