Dica da Nutri: Vitamina D

Verão chegando, e hoje vamos falar de um nutriente que tem toda uma relação especial com o sol –  a vitamina D.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano, e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Ela é  produzida a partir da exposição da pele aos raios solares e sua deficiência está relacionada a diversas doenças: como o câncer, doenças do coração, doenças ósseas e doenças auto imunes.
Conheça os seus benefícios:
Auxilia na saúde do coração: a vitamina D participa de diversos processos no corpo, como auxílio no relaxamento de vasos sanguíneos e controle das contrações do músculo cardíaco, que servem para bombear o sangue para o resto do corpo.
Importante para a saúde óssea: auxilia na fixação do cálcio no osso, que também é responsável pelo fortalecimento dos dentes.
Essencial durante a gestaçãoem níveis adequados no corpo da mãe, a vitamina D diminui o risco de aborto nos primeiros meses. Além disso, é essencial para o desenvolvimento do cérebro do neném.
Diminui o risco de diabetes: a vitamina ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, por isso é necessária para diminuir o risco de desenvolvimento de diabete tipo 2.
Evita infecções: auxilia no funcionamento do sistema imunológico, deixando a saúde mais forte.
Força Muscular:A vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas. Uma pesquisa feita pela Universidade de Zurique, com pessoas acima de 65 anos, observou que o consumo de vitamina D pode diminuir o risco de quedas em 19%.
Quais a fontes de vitamina D?
A principal forma de ativação desta vitamina é através da exposição solar diária por 20 a 30 minutos (lembre-se que o sol em excesso leva ao câncer de pele) e com o consumo de alimentos fontes de vitamina D como – salmão, sardinha, atum, cogumelos, gema de ovo.

 
O uso de suplementos de vitamina D, em forma de capsula ou em gotas, pode se fazer necessário em níveis abaixo de 30ng/dl, no entanto devem ser prescritos por medico ou nutricionista capacitado.

 

 

Uma boa semana e um Bom feriado a todos!!

 

 

 

Por: Marcella Campos – Nutricionista Clínica (CRN 6 7387). @Marcellacamposnutri

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