Dica da Nutri: Manteiga Ghee, qual a diferença da manteiga tradicional?

A nova queridinha do café da manhã e das preparações é a manteiga Ghee!

 

De origem indiana (Ghi), muito utilizado na medicina Ayurveda e na culinária.Esse produto é oriundo da gordura do leite, podendo ser de vaca, búfala e cabra. A manteiga Ghe é feita a partir do leve aquecimento da manteiga bruta, onde são retirados nesse processo os resíduos do leite, água e lactose. Assim o resultado é obtenção apenas do óleo, da gordura purificada.

 

Assim, muitas vezes a manteiga Ghee pode ser também chamada de manteiga clarificada. De maneira geral, a verdadeira manteiga Ghee na cultura indiana, deve ser oriunda de forma orgânica, com vacas criadas em pastos, livres, com alimentação natural. O que confere ao leite características singulares, o que torna o produto diferenciado das manteigas tradicionais, onde o leite utilizado é obtido de forma industrial.

 

 

Mas enfim, a manteiga Ghee é muito melhor? Bom, por ter teor quase insignificante de lactose é uma ótima opção para os intolerantes e para dietas restritas desse açúcar. Além de ser um produto natural, sem conservantes e sem adição de sódio em sua grande maioria.

 

No entanto deve-se ter cautela no consumo, pois por ser de origem animal, permanece com gorduras saturadas e colesterol, tendo alto valor energético, assim precisa ter seu consumo moderado.

 

 

 

 

 

Por: Barbara Luz CRN6 15256

Nutrição Clinica – Programa de Residencia IMIP
Gastronomia – UFRPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *